Confusa simplicidade

unilever_03
É possível uma marca aparentemente confusa passar um posicionamento claro e ajudar uma multinacional dona de mais de 400 marcas a se expressar?

Para a Unilever a resposta é sim, pois mesmo após 9 anos do seu lançamento a marca da empresa ainda instiga as pessoas e não raro a gente se pega de pé no corredor do supermercado “decifrando” os vários símbolos que a compõe. Apesar de lançada em 2004 o gene inicial do que seria a nova marca nasceu no final dos anos 90 quando o mundo viu a mudança de comportamento das pessoas que passaram a procurar um modo de vida mais saudável.

Este movimento pela saúde resultou na valorização que as pessoas passaram a dar a variedade e qualidade dos produtos que consumiam e a percepção do tempo como um bem valioso. Estas novas exigências juntamente com preocupações mais amplas como meio-ambiente e uma reformulada consciência de “Marca Global” fizeram a Unilever repensar seu próprio negócio, baseando suas novas metas em um crescimento sustentável, tanto da empresa, como do meio-ambiente e da sociedade num futuro próximo. Este pensamento não é por ufanismo ou porque eles são “legais”, mas porque suas diversas marcas sempre vão precisar do meio-ambiente para colher matéria-prima e de consumidores dispostos a investir em seus produtos.

Com isso em mente o foco das marcas Unilever passaria a ser a entrega de produtos que ajudassem as pessoas a terem uma vida mais plena em termos de alimentação, higiene e cuidados pessoais. Com o processo já em andamento se iniciou a fase que iria exteriorizar e unificar plenamente esta postura com o lançamento da nova marca. Após a estranheza inicial começou uma relação de curiosidade e descobrimento de cada parte da nova marca, que englobou diversos símbolos em sua forma explicitando a maneira multifacetada com que a empresa atinge seus consumidores, afinal, com a nova marca cada linha de produto ou valor da empresa se encontrava representado visualmente de alguma forma.
unilever_07

Conceituamente tudo estava presente, restava saber se a nova marca funcionaria num mundo que tendia a simplificar cada vez mais a comunicação com receio de que o consumidor não assimila-se conceitos complicados

Gosto da marca apesar de achar que alguns símbolos e descrições são conceituais e “abertos” demais. Nada que desabone o resultado como um todo, afinal o símbolo que pouco diz para mim aqui no Brasil pode ser extremamante relevante para outra pessoa na França e é esta leitura global que deve ser valorizada no caso.

O fato é que os símbolos juntos se completam e formam um conjunto harmônico, passando uma ideia de “eu sou tudo isso”. E já que a marca pode ser vista diariamente ao se beber um suco, tomar banho ou até mesmo lavando roupas ela pode abranger um conceito maior para cada pessoa e dizer “eu sou tudo isso em sua vida”.

unilever_02 unilever_01

O traço orgânico e a simplicidade das formas tornam  o universo de produtos e conceitos da Unilever acessível a qualquer pessoa de forma lúdica apesar do excesso de elementos que muitos acham que complica a marca. Além disso os símbolos podem ser usados separadamente, criando ferramentas que possibilitam a Unilever atingir seus funcionários com a mesma intensidade de envolvimento.

unilever_05

Alguns analistas viram o reposicionamento como uma mera sequência da estratégia anterior – Caminho para o Crescimento – e o entendimento da nova marca de difícil compreensão mas o fato é que desde que eles foram implantados a Unilever vem contabilizando lucro operacional de 10 a 15% ao ano em média além de ajudar a desburocratizar e humanizar os métodos internos a nível mundial.

Sobre Mauricio Andreoli

Ex-goleiro, ex-solteiro convicto, um Diretor de Arte que precisa voltar a desenhar e um cozinheiro que precisa emagrecer. Enfim... um cara normal que tem alguns amigos, muitos conhecidos e nenhum inimigo. Já é uma vantagem!

Publicado em 13 de maio de 2013, em Trampo e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: