Cheiro de golpe

poa_02

Ato 1:
Como todos os anos a passagem de ônibus em Porto Alegre aumenta indo a R$ 3,05.

Ato 2
A população – notadamente os estudantes – organiza passeatas e atos de protesto contra o aumento.

Ato 3
Os vereadores  Pedro Ruas e Fernanda Melchiona do PSOL entram com uma ação cautelar e obtém liminar judicial caçando o aumento.

Ato 4
Em mais uma tentativa para a redução da inflação o Governo Federal isenta as empresas de transporte urbano do PIS e CONFINS incidentes sobre o cálculo da passagem.

Depois disso tudo vem chegando em Porto Alegre o ato final desta peça, quando o Ministério Público – a julgar pelas manifestações feitas na imprensa – deve pedir a cassação da liminar e reiniciar o processo do cálculo da passagem. Na prática isso quer dizer que voltaremos às discussões de Maio de 2013 quando transitava na prefeitura de Porto Alegre o aumento pleiteado pela empresas de transporte coletivo, mas com um novo ingrediente na fórmula:
a isenção dos impostos.

poa_01

Quer dizer que não basta a passagem de ônibus em Porto Alegre ter um aumento acumulado de 670% entre 1994 e 2012 contra aumento do INPC de 272% registrado no mesmo período. Não basta o serviço se deteriorar ano a ano. Não basta as empresas usarem um método de cálculo fraudento levando em conta parte da frota que nem entra em serviço para justificar os seguidos aumentos. Não basta as empresas operarem em um imoral Sistema de Permissão de Serviço sem nunca terem sofrido uma licitação pública. Não… nada disso basta!

E conforme for o ato final poderemos estar vendo um novo golpe contra o bolso da população se a passagem voltar a aumentar, mesmo com a isenção dos impostos.

Anúncios

Sobre Mauricio Andreoli

Ex-goleiro, ex-solteiro convicto, um Diretor de Arte que precisa voltar a desenhar e um cozinheiro que precisa emagrecer. Enfim... um cara normal que tem alguns amigos, muitos conhecidos e nenhum inimigo. Já é uma vantagem!

Publicado em 7 de junho de 2013, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: