O bom senso que falta na CBF

bsfc_03

“… informo que foi respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia das Filipinas!”
Francisco Carlo do Nascimento – Árbitro de Grêmio X Vasco

“… homenagem antes do início da partida através de um minuto de silêncio ao Sr. Elder de Lima Chagas, conforme solicitação do documento apresentado pela Federação Bahiana!”
Paulo Godoy Bezerra – Árbitro de Vitória x Cruzeiro

“… foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao Sr. Mauricio Assunção, genitor do presidente do Botafogo!”
Emerson de Almeida Ferreira – Árbitro de Botafogo x Portuguesa

Acima apenas 3 das citações feitas em súmula por árbitros que atuaram na 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Todas dentro de contexto em circunstâncias normais, mas o que ocorreu nos jogos da rodada foi tudo menos normal. Nesta rodada o Bom Senso F.C. promoveu uma manifestação pacífica a ser feita no ínicio das partidas e que consistia nos jogadores ficarem por 30 segundos de braços cruzados. Nada de discurso político, ações agressivas ou atos excessivos. Apenas a representação da força que um cruzar de braços tem.

Nada acontece.

E quem dirige o nosso futebol sentiu o baque. Sentiu a ponto de organizar uma campanha de desinformação e ocultamento envolvendo a Comissão de Arbitragem e as Federações Regionais para evitar que as manifestações do Bom Senso F.C. ganhassem reconhecimento oficial pelo menos em documentos da CBF. Assim todas as súmulas relataram as partidas como se nada tivesse acontecido.

bsfc_02

Ignorar e evitar que uma ação contrária aos seus interesses ganhe contornos oficiais é uma antiga tática que o atual presidente da CBF (e também antigo Governador Biônico da ditadura em SP) conhece muito bem, afinal manter o assunto a margem dos canais oficiais favorece o discurso de que ainda não há um posicionamento formal dos descontentes e que por isso não há como se posicionar perante suas propostas.

Assim os detentores dos canais oficias se colocam na posição de estarem sempre com as “portas abertas” para o debate quando o que querem na verdade é ganhar tempo e achar meios de sufocar o movimento contrário.

Para quem está no poder este tipo de manobra se torna essencial quando as pessoas que compõem o movimento contrário são peças importantes no cenário geral de seus interesses. Afinal não há futebol sem jogadores e a CBF sabe disso. Não há como substituí-los e enfrentá-los seria abrir um debate que não é de seu interesse e muito menos de sua maior associada, a Rede Globo, que é detentora dos direitos de transmissão do futebol no Brasil.

O que a entidade parece ignorar é que a informação já não depende mais exclusivamente de canais oficiais para sobreviver e ser passada adiante. A internet com seus fóruns de discussão, redes sociais e blogs ou meios de comunicação digitais independentes da mídia de massa replicaram a manifestação do Bom Senso F.C. a exaustão nos últimos dias. A manobra das súmulas deixa claro que os cartolas da CBF querem ganhar tempo a todo custo, pois faltam 3 rodadas para o fim do Brasileirão e eles acreditam que o movimento deva se esvaziar logo que começar o recesso de final de ano no futebol.

Mas até o calendário joga contra a CBF e sua pressa, pois as últimas 3 rodadas serão jogadas apenas aos fins de semana, deixando muito tempo para os líderes do Bom Senso F.C. se mobilizarem entre uma partida e outra. E o grupo já mostrou sua capacidade de mobilização até mesmo diante de fatos inesperados como a ameaça do árbitro Alicio Pena Júnior de dar cartão amarelo a quem cruzasse os braços em protesto no jogo de São Paulo X Flamengo.

O que se viu foi histórico.

Anúncios

Sobre Mauricio Andreoli

Ex-goleiro, ex-solteiro convicto, um Diretor de Arte que precisa voltar a desenhar e um cozinheiro que precisa emagrecer. Enfim... um cara normal que tem alguns amigos, muitos conhecidos e nenhum inimigo. Já é uma vantagem!

Publicado em 18 de novembro de 2013, em Pessoal e Intransferível e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: